segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Ministério do Trabalho e Emprego orienta sobre obtenção do registro profissional

Algumas profissões, para serem exercidas, necessitam que o trabalhador obtenha o seu registro profissional. Esse processo de regulamentação profissional é de competência do Congresso Nacional, e é a ele que as categorias interessadas em ter sua atividade regulamentada devem recorrer. Ao Ministério do Trabalho cabe – conforme estabelecido por lei regulamentadora – a responsabilidade pela concessão de registro para as seguintes categorias: atuário, artista e técnico em espetáculos de diversões, arquivista e técnico em arquivo, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário e agenciador de propaganda, radialista, secretário e técnico em secretariado, sociólogo e técnico de segurança do trabalho. A lei especifica também quais os critérios deverão ser analisados para que se conceda o registro profissional ao trabalhador. Demais profissões que precisam de registro, como médicos e engenheiros, devem solicitá-lo diretamente ao conselho de sua categoria.

Para tornar o processo mais ágil e assegurar sua transparência, o Ministério dispõe do Sistema Informatizado de Registro Profissional (sirpweb), que permite que o trabalhador ingresse com o pedido e faça consultas sobre a situação desse registro, entre outras ações.

O interessado em obter o registro deve acessar o sistema pelo endereço http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/principal.seam e preencher todos os campos com seus dados pessoais e aqueles relacionados ao registro a ser solicitado. O sistema irá gerar um número de solicitação e o requerimento, no qual consta a documentação que deverá ser entregue e protocolada na agência do Ministério do Trabalho mais próxima da residência do solicitante. Após esse procedimento, o processo poderá ser acompanhado através da internet.

O tempo de análise do processo de solicitação do registro profissional varia, e deve ser informado no momento da entrega da documentação comprobatória. O prazo máximo para resposta é de até 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, desde que justificado.


Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa
Andréa Zeilmann
imprensa@mte.gov.br
(61) 2021-5449

Supervisão ASCOM
Jorn. Eliana Camejo
eliana.camejo@mte.gov.br
(61) 99213-1667
+ Mais Informações ››››››

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

30 Rádios Comunitárias do RS formalizam parceria com Assembleia Legislativa Gaucha

Em ato realizado na manhã desta sexta-feira (22) na sala de audiência da presidência do parlamento gaúcho, foram celebrados convênios entre a Assembleia e diversas emissoras de rádios comunitárias, que passarão a receber recursos financeiros para veicular um spot de 30 segundos com conteúdo institucional da Casa, pelo menos uma vez ao dia. A audiência contou com a participação de representantes de associações culturais mantenedoras de veículos de comunicação de Ronda Alta, Entre Rios do Sul, Aratiba, Três Palmeiras, Pinhal, Cristal do Sul, Itatiba do Sul e Alpestre. “Como dizia meu saudoso pai Adão Pretto, além da reforma agrária é necessário fazermos uma reforma do ar”, frisou o chefe do parlamento estadual, Edegar Pretto (PT), destacando ainda ser inadmissível que meia dúzia de famílias produzam e levem para a casa de milhões de brasileiros toda a informação produzida no país. Edegar lembrou aos presentes que aquele ato também era um dos símbolos escolhidos para sua gestão. “A Casa aberta ao povo, sem grades e sem polícia; o oferecimento à população por parte dos próprios produtores rurais de alimentos livres de agrotóxicos e a igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres estiveram ao lado do fortalecimento dos veículos populares e comunitários como forma de buscarmos, mesmo que com pequenos mas importantes gestos, a democratização da comunicação”, frisou, acrescentando que enquanto estiver cumprindo mandatos como deputado lutará pela ampliação desses recursos.

Neste primeiro momento são 30 as emissoras comunitárias que cumpriram os pré-requisitos necessários e assinaram o convênio. A medida, direcionada às associações responsáveis pela radiodifusão nos municípios, resultou ainda na criação de uma nova dotação financeira do Legislativo voltada especificamente para essa finalidade. O período de duração dos termos de cooperação é de um ano, com repasse de recursos financeiros para a manutenção dessas que são consideradas importantes emissoras, quando não as únicas, em diversas comunidades gaúchas.

“Esta é uma forma de viabilizar os veículos comunitários e populares, pois são entidades que não visam o lucro e nem captam patrocínios comerciais como forma de assegurar sua manutenção financeira. Este convênio é uma forma de manter o funcionamento dessas emissoras que, na grande maioria dos municípios onde estão instaladas, são o único meio de comunicação de massa em atuação. É uma forma de garantir o acesso à informação para muitas pessoas”, salientou Eloidemar Guilherme, coordenador de comunicação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO).

“O convênio é o resultado de uma lei aprovada pelos integrantes da Mesa Diretora do parlamento por sugestão do presidente Edegar pretto, permitindo a parceria que busca resolver uma demanda que vinha sendo apresentada há pelo menos uma década, ou seja, a de se criar um mecanismo via parlamento que se pudesse fortalecer a atuação desses veículos”, explicou o superintendente de Comunicação da ALRS, Marcelo Nepomuceno.

Para Nepomuceno, a parceria, além de equacionar elementos de ordem jurídica, irá qualificar a distribuição dos conteúdos produzidos pela Assembleia e pelas assessorias dos 55 deputados, cujas representações estão espalhadas por todo o Rio Grande, em diferentes partes do estado.

Fonte: AL
+ Mais Informações ››››››

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O mapa das Rádios Comunitárias no Brasil


+ Mais Informações ››››››

Emissoras que reproduzem o Jornal Comunitário da ABRAÇO-RS


+ Mais Informações ››››››

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Projeto ABRAÇO Brasil e FENAE

Colegas Radialistas Comunitários, sou Eloidemar Guilherme e atualmente desempenho a função de Coordenador de Comunicação da ABRAÇO-RS.
A ABRAÇO-RS, ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA a duas décadas vem defendendo os interesses das emissoras Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, tendo sua sede localizada na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, tendo como Coordenador Geral o Sr. Joaquim Antônio de Souza Goulart no período 2015/2018.
Neste ano de 2017 após um período bastante anormal a ABRAÇO-RS, buscou se reorganizar na sua gestão e buscamos varias parcerias com o objetivo de resolver os problemas históricos que afetam as nossas Rádios Comunitárias.
Dentre estas ações podemos citar o Encontro realizado em Abril deste ano quando visitamos o TCE- Tribunal de Contas do Estado para tratar dos convênios com Órgãos Públicos, Prefeituras e Camaras de Vereadores, Na mesma época estivemos no Ministério Publico Federal de Porto Alegre onde nos reunimos com o procurador Domingos e estamos viabilizando as audiências Publicas para resolver de forma definitiva a questão do Choque de Frequência, o Fim da Cobrança do ECAD, e a autorização de captação menos engessada dos Apoios Cultuais. 
Neste meio tempo houve uma renovação na ABRAÇO Nacinal que passou por uma reestruturação tanto na forma de organização como em seu quadro diretivo, passando a se chamar ABRAÇO BRASIL, sob nova direção e com a participação efetiva da coordenação gaúcha.
Com esta reestruturação a ABRAÇO-RS esteve presente em Brasília e Também no nordeste em varias ocasiões participando de audiências publicas e congressos, buscando solucionar os problemas comuns as emissoras comunitárias.
Fruto deste processo esta em tramitação no Senado Federal Projeto de Lei que isenta as Emissoras Comunitárias de Rádio do pagamento do ECAD.
Para viabilizar estas ações a ABRAÇO-RS precisa que sua emissora participe efetivamente deste processo, para tanto, pedimos que a direção de sua emissora entre em contato conosco para atualizarmos a sua filiação, vamos juntos reforçar esta luta que é de todos, para atualizar sua filiação basta responder este Email, ou entrar em contato comigo pelo WhatsApp 54 9 9611 0186.
Ou pelo E-mail: comunicacaoabracors@gmail.com
Ainda dentro das ações realizadas neste ano a ABRAÇO Brasil formalizou um convênio com a Federação Nacional da Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal - FENAE, para viabilizar financeiramente a ABRAÇO BRASIL.
Precisamos da sua contribuição leia o texto abaixo e faça o cadastro de sua emissora e ajude a divulgar os SPOTS da Campanha.
Clique nos Links abaixo para baixar os spots:


Esperamos contar com sua colaboração.

"Juntos podemos mais"

Lembre: "SONHOS DÃO TRABALHO"

LEIAM A MENSAGEM ABAIXO

De: Abraço Nacional <abracobrasil2017@gmail.com>
Enviado: quinta-feira, 23 de novembro de 2017 21:18:15

Companheiros e companheiras, 

No mês de outubro encaminhamos um Comunicado aqui falando das dificuldades do encaminhamento da luta pela Abraço Brasil principalmente por questões de finanças, pois sempre precisamos viajar para Brasília e isso custa caro. Os dirigentes tem tirado recursos do próprio bolso para adquirir passagens aéreas/ônibus e pagamento com despesas de hotéis, alimentação, táxi/uber e isso tem ficado caro. Na verdade, a maioria dos dirigentes nacionais tem feito isso haja visto que as Abraços Estaduais e as rádios comunitárias não dispõem de finanças para arcar com esse tipo de despesas, pelo menos por enquanto. 

Sem falar que precisamos ter um Escritório em Brasília com funcionários, internet, telefone, ou seja, uma estrutura mínima para que possamos trabalhar decentemente. Esses funcionários precisam ser capacitados para que possam encaminhar nossas demandas junto ao MCTIC e outras instituições para que os dirigentes de rádios comunitárias não precise se deslocar de tão longe para Brasília e arcar com despesas altíssimas. 

Desta forma, temos tentado algumas parcerias com entidades a nível nacional para que possamos ter finanças e podermos encaminhar a luta. 

Já havíamos comunicado aqui da possibilidade da parceria com a Federação Nacional da Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal - FENAE, entidade que congrega os funcionários e que também faz a luta em defesa da Caixa Econômica Federal, para divulgarmos a Campanha "Defenda as Caixa você também" e em contrapartida eles possam nos ajudar financeiramente. 

Todos sabem que é interesse do atual governo é a privatização da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, da Petrobrás e do setor elétrico e pensando em barrar esse pensamento neoliberal foi que a FENAE lançou a campanha "Defenda a Caixa você também" com o objetivo de esclarecer o povo brasileiro sobre a importância de termos um banco como a Caixa Econômica Federal. 

Desta maneira, ontem dia 22 de novembro de 2017, foi um dia histórico para a Abraço Brasil quando fechamos a parceria através do Termo de Cooperação com a FENAE assinado pelo Presidente Jair Pedro Ferreira. 

A parceria entre a Abraço Brasil e a FENAE é a veiculação da campanha "Defenda a Caixa você também" por 600 (seiscentas) rádios comunitárias e pelas Abraços Estaduais e da Abraço Brasil através dos sites. 

A nossa contrapartida será a de veicular um "programete" semanal de 5 (cinco) minutos em áudio em 600 (seiscentas) rádios comunitárias; Veicular 6 (seis) spots de 30" segundos de segunda à sexta-feira nas 600 (seiscentas) rádios comunitárias e as Abraços Estaduais e Abraço Brasil disponibilizará em seus sites o banner da FENAE e se as rádios comunitárias quiserem também podem disponibilizar em seus sites. 

A contrapartida da FENAE será disponibilizar duas passagens aéreas mensais para Brasília para dirigentes da Abraço Brasil e pagará o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) mensais para a Abraço Brasil a ser pago em conta corrente durante o prazo de 6 (seis) meses. 

Portanto, estamos a partir deste momento deslanchando a campanha "Defenda a Caixa você também" entre as rádios comunitárias e enviando em anexo os 6 (seis) spots e o banner da FENAE (www.defendaacaixa.com.br) para que os companheiros comecem a veicular a campanha o mais rápido possível na programação das respectivas emissoras. 

Para maior controle e agradecimentos queremos que a emissora comunitárias participante da campanha envie nos um email falando que esta na campanha e os dados da emissora como nome completo da associação, nome de fantasia da rádio, telefone/sap, email e nome do dirigente da emissora responsável. 

Hoje somos quase 5 mil rádios comunitárias outorgadas e sabemos da nossa força e precisamos apenas no unir em torno de nossas propostas e corrermos atrás do prejuízo, principalmente para mudar a lei de radiodifusão comunitária que não nos atende. 

Desta forma, é crucial essas parcerias para que possamo ter finanças e dar conta da nossa demanda que não é pouca. 

Vamos a luta que só vencemos através de nossa organização, união e luta! 

Atenciosamente, 

Geremias dos Santos 
Coordenador Executivo da Abraço Brasil
(65) 99974-4078
+ Mais Informações ››››››

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Ataque cardíaco mata comunicador comunitário de Dr. Maurício Cardoso

O comunicador comunitário e também presidente da associação mantenedora da Rádio Comunitária Guajuvira, do município de Dr. Maurício Cardoso, Cleberton Chiapinotto, faleceu hoje (30), por volta, das 9h30, enquanto estava no ar apresentando o programa Show da Manhã, na emissora. A causa da morte foi um ataque cardíaco.

Segundo o locutor e também colega de Chiapinotto, Francisco Menin, tratava-se de um importante militante do movimento de radiodifusão comunitária no Estado. "Eu e ele fomos os responsáveis pela fundação da Rádio Guajuvira. Ele começou muito jovem e foi muito engajado. Não tinha dia e nem hora. É uma perda irreparável", lamenta.

A Rádio Guajuvira foi vítima, no início do mês, de uma ação do Sindirádio, com liminar desferida pela Justiça contra a veiculação de publicidade. Para João Carlos Heissler, coordenador financeiro da Abraço - RS, esse não foi o principal motivo que o levou à morte precoce, mas a preocupação que o processo gerou pode ter influenciado. "O cenário em geral é desfavorável para que mantenhamos qualquer tipo de sanidade física ou mental. A liberdade de expressão vem sendo violentamente tolhida e é preciso muita força para resistir. O companheiro foi valente. Lamentamos muito por ele", ressaltou.

O enterro de Chiapinotto, que tinha 38 anos, ocorre amanhã (01), às 9 horas.
Fonte: Portal ABRAÇO - RS
+ Mais Informações ››››››

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Projeto propõe fim da cobrança do Ecad das rádios comunitárias

Na foto, Geremias dos Santos Presidente da Abraço-Brasil,
segundo à esquerda e Senador Hélio José no centro.
Atendendo a uma demanda da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária-Abraço, o Senador Hélio José (PROS-DF) apresentou o Projeto de Lei nº 410/2017 que prevê o fim de cobrança da taxa de ECAD para às rádios comunitárias e que está em tramitação no Senado Federal desde o dia 25/10. A proposta dispensa a arrecadação de direitos autorais para veiculação de músicas pelas prestadoras do serviço de radiodifusão comunitária.

O Ecad é um órgão privado que arrecada os direitos autorais de cada música tocada “em execução pública” no Brasil, seja ela nacional ou estrangeira.

Um dos principais elementos que compõem a planilha de custos das emissoras é a taxa cobrada a título de direitos autorais do ECAD. A legalidade da cobrança dessa taxa tem sido objeto de questionamento judicial pelas rádios comunitárias, que argumentam que a natureza não comercial de suas mantenedoras, justificaria a isenção no pagamento desses direitos.

A proposta institui em lei o entendimento de que não se justifica a cobrança de direitos autorais quando a prestação do serviço de rádio não visar à exploração comercial do serviço.

O PLS- 410/2017 – passará pelas comissões nos próximos dias.
+ Mais Informações ››››››

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Abraço Brasil lança campanha nacional contra o projeto Escola Sem Partido

Objetivo da campanha é sensibilizar
a população para a gravidade do projeto
A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO BRASIL) está lançando nesta semana uma campanha nacional contra o projeto Escola Sem Partido. A iniciativa é dos estudantes de jornalismo e produção em mídia audiovisual da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc – RS), Karolaine Pereira e Matheus Zarpellon. Juntos, eles desenvolveram áudios, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para o que, de fato, representará o Escola Sem Partido, caso vire lei.

Segundo o coordenador Executivo da Abraço Brasil, Geremias Santos, essa discussão precisa ser espraiada na medida em que se trata de mais um grave golpe contra a democracia deste país. “Pelo papel que as rádios comunitárias cumprem, de falar diretamente com o povo, nós precisamos também assumir esse compromisso e mostrar que o Escola Sem Partido é mais uma tentativa de calar a voz das pessoas. Estamos muito gratos aos alunos”, pontua.
A ideia, na realidade, surgiu quando representantes da Abraço – RS ouviram a palestra de um integrante do Escola Sem Mordaça, grupo que faz contraponto ao ESP. “Confesso que tinha pouca noção do que tudo isso tudo significava. Fiquei assustado. Esse é um projeto que vai afetar a comunidade escolar inteira e se o professor for censurado o prejuízo para o exercício da cidadania será enorme. Por isso,  lançamos o desafio, coordenado pela professora Patrícia Schuster da Unisc, que foi executado pelos alunos de forma brilhante”, relata João Carlos Heissler, coordenador da Abraço RS.
A peça será disponibilizada para todas as rádios comunitárias do Brasil e deverá rodar durante a programação.

Fonte: Abraço-RS
+ Mais Informações ››››››

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Mapa das Rádios Comunitárias Parceiras da Campanha FENAE

Estas são as emissoras do Rio Grande do Sul que estão engajadas na Campanha FENAE na Parceria com a ABRAÇO-RS e ABRAÇO BRASIL, venha fazer parte desta luta.
Entre em contato conosco, por E-mail: eloidemar.guilherme@gmail.com ou WhatsApp: 054 9 99611 0186.


+ Mais Informações ››››››

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Coordenadoria realiza encontros para falar sobre o Programa o Novo Mais Educação


A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por meio da coordenação do Novo Mais Educação, realizou na segunda-feira, 16 e nesta terça-feira, 17, encontros com os articulares do Programa Novo Mais Educação. As reuniões aconteceram, respectivamente, no auditório da Escola Estadual Cardeal Roncalli, em Frederico Westphalen e na sede da 20ªCRE, em Palmeira das Missões.

Os encontros foram conduzidos pela assessora do Programa, Vívian Oliveira, com a participação da titular da 20ª CRE, Ana Jossade Félix Vieira e do chefe do setor Financeiro, João Garibaldi. As 37 escolas ofertantes do Programa na região estiveram representadas por seus diretores e articulares do trabalho. Na ocasião, foram abordados assuntos como a forma de repasse, recursos de custeios, aquisição de material de consumo, contratação de serviços complementares, bem como o encerramento das atividades do programa em 2017 nas escolas.

De acordo com a assessora, Vivian, o Programa é importante no desenvolvimento do ensino aprendizagem das crianças, sendo que as atividades complementares ajudam a melhorar o desempenho nas aulas e contribui para um melhor convívio na comunidade escolar, bem como na sociedade.

Ela ressalta que as atividades do Programa devem ser concluídas até o dia 15 de dezembro de 2017

Novo Mais Educação
O Programa Novo Mais Educação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), implementado nas escolas públicas de Ensino Fundamental, por adesão, e por meio de articulação institucional e cooperação com as Secretarias Estaduais, Distrital e Municipais de Educação, mediante apoio técnico e financeiro do MEC. As escolas das Redes Públicas são selecionadas com base em critérios estabelecidos pelo próprio MEC, dentre eles, é possível citar as regiões em vulnerabilidade social.

Em 2017, o Programa surgiu com nova formatação, direcionado à ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de no máximo 15 horas semanais, no turno inverso, para o desenvolvimento de atividades no acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática e no desenvolvimento de atividades no campo da Arte, Cultura, Esporte e Lazer, constituindo-se assim em uma jornada de atendimento integral parcial aos alunos de ensino fundamental das escolas públicas estaduais.


A nova formatação visa a redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.

20° CRE
+ Mais Informações ››››››

sábado, 14 de outubro de 2017

Vem aí o 1º Encontro ABRAÇO BRASIL


+ Mais Informações ››››››

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Ensino Religioso e Relações Humanas pautam encontro em Palmeira das Missões

Acontece nesta terça-feira, 10, a oitava edição do Encontro Regional de Ensino Religioso e Relações Humanas, promovido pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através da 20ª Seccional do Conselho Regional do Ensino Religioso (Coner) e do Grupo de Apoio ao Ensino Religioso (Gaper), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento iniciou às 8h30min e segue até às 17h30min, na Câmara Municipal de Vereadores, em Palmeira das Missões.

A titular da 20ª CRE, Ana Jossade Félix Vieira, abriu o evento e agradeceu o trabalho desenvolvido pelos professores de Ensino Religioso junto às escolas.

A assessora de Ensino Religioso da Seduc, Josefa Janete Correia de Holanda Cavalcanti, também presidente da Associação de Professores de Ensino Religioso no Estado (APER/RS), discorreu sobre o Ensino Religioso como Área de Conhecimento e Patrimônio cultural das diferentes tradições religiosas, proporcionando a experiência da alteridade, a análise e a reflexão sobre o papel das tradições. Ela ainda aborda os Eixos Organizadores do Conteúdo do Ensino Religioso para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, como as Culturas e Tradições Religiosas, Teologias, Textos Sagrados, Ritos   e Ethos, metodologia e avaliação.

Ainda integram a programação Dinâmicas, reflexões e atividades lúdicas. Mais de 130 inscritos entre professores de Ensino Religioso e Coordenadores Pedagógicos participam da formação que tem carga horária de 10 horas. 

Ensino Religioso
Esta formação se fez necessária em cumprimento à Constituição Federal 1988 – Artigo 210, Constituição Estadual 1989 – Artigo 209, LDB 9.394/96 Artigo 33 em cumprimento às orientações da SEDUC, para que o professor mesmo que seja concursado em outra área e disciplina assuma o Ensino Religioso na escola, sob o respaldo legal do parecer CP/CNE 97/99.
É tarefa da instituição de ensino esclarecer à comunidade escolar sobre a importância do Ensino Religioso na formação básica do cidadão (art, 22 da LDBEN), como área do conhecimento que não privilegia crenças religiosas, nem prega adesão a uma determinada Igreja, mas estuda o “Fenômeno Religioso”, presente nas culturas e na história da humanidade, desenvolvendo em seus conteúdos cinco grandes eixos temáticos: Culturas e Tradições. Religiosas, Teologias, Textos sagrados, Ritos e Ethos.




Jô do Carmo - ACS/20CRE/SEDUC
+ Mais Informações ››››››

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Vestibular de Verão CESURG está com inscrições abertas

Já estão disponíveis no site www.cesurg.com.br/vestibular as inscrições para o Vestibular de Verão 2018 do CESURG. Neste processo seletivo, os candidatos podem optar entre os cursos de Administração, Agronomia, Gestão de Cooperativas, Medicina Veterinária e Pedagogia, e também os novos cursos de Ciências Contábeis, Educação Física e Engenharia Civil.
A prova do Vestibular de Verão ocorrerá no dia 29 de outubro, domingo, às 08h30min na sede do CESURG em Sarandi, localizada na Rodovia Leonel de Moura Brizola (BR 386), Km 138, Bairro Beira Campo, em Sarandi. As inscrições seguem abertas até o dia 26 de outubro e, para efetivar a inscrição, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de R$ 30,00.
A partir do conceito “Conecte-se ao futuro”, a instituição busca conectar cada estudante ao seu futuro profissional, através de abordagens pedagógicas diferenciadas que aproximam o acadêmico da realidade que ele encontrará em sua atuação profissional, tornando-se mais preparado para os desafios que enfrentará em seu futuro.

Com os três novos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Educação Física, o CESURG comprova que planeja um grande futuro para a instituição em Sarandi. De acordo com o diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, o mercado de trabalho exige profissionais preparados e que tenham habilidades para a proposição de soluções aos velhos e novos desafios. Como explica o professor Rafael, “os profissionais precisam estar qualificados e capacitados para os desafios que enfrentarão, pois o mercado exige que eles sejam inovadores e que saibam trabalhar em equipe e liderar. O CESURG prepara seus estudantes para a realidade que eles encontrarão em suas atuações profissionais, através de uma formação que alia teoria e prática”, detalha o diretor-presidente Rafael Rossetto, ao citar também que, com aulas noturnas e aos sábados (em alguns cursos), o estudante consegue ingressar mais rapidamente no mercado, levando também para discussão em aula as dúvidas que encontra no dia a dia da sua atuação profissional.
No dia 29 de outubro, os vestibulandos realizarão uma prova que consiste em dois módulos: o Módulo I, com 30 questões de múltipla escolha; e o Módulo II, com um texto dissertativo-argumentativo de redação. Mais informações podem ser obtidas no site cesurg.com.br/vestibular ou em contato direto com a equipe, no e-mail vestibular@cesurg.com.br, fone (54) 98423-9928 ou whatsapp (54) 99666-8682.
Modalidades de apoio

O CESURG possui diversas modalidades de incentivo para auxiliar os estudantes e conectá-los ao futuro. Além do Prouni e do FIES (programas do MEC), a instituição disponibiliza aos acadêmicos programas próprios de incentivo. Através do PAEC – Programa de Acesso Estudantil do CESURG –, o estudante pode parcelar até 50% da sua mensalidade para pagamento somente após a conclusão da graduação, sem juros. Os acadêmicos contam também com o Desconto Família (desconto de 20% na mensalidade), Programa Melhor Idade (a partir de 50 anos de idade, o estudante recebe desconto proporcional a sua idade), Convênios Institucionais (com empresas, sindicatos, cooperativas, ONGs conveniadas) e o Desconto Pontualidade (desconto de 12% válido para mensalidades pagas até o 5º dia útil do mês). “Essas são diversas facilidades que os estudantes do CESURG encontram para viabilizar o sonho de cursar uma graduação, compartilhando novos conhecimentos e capacitando-se para atuações destacadas no mercado de trabalho”, acrescenta o professor Rafael Rossetto.




Assessoria de Comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››