Acontece nesta
terça-feira, 10, a oitava edição do Encontro Regional de Ensino Religioso e
Relações Humanas, promovido pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através
da 20ª Seccional do Conselho Regional do Ensino Religioso (Coner) e do Grupo de
Apoio ao Ensino Religioso (Gaper), em parceria com a Secretaria Estadual da
Educação (Seduc). O evento iniciou às 8h30min e segue até às 17h30min, na
Câmara Municipal de Vereadores, em Palmeira das Missões.
A titular da 20ª
CRE, Ana Jossade Félix Vieira, abriu o evento e agradeceu o trabalho
desenvolvido pelos professores de Ensino Religioso junto às escolas.
A assessora de Ensino Religioso da Seduc, Josefa Janete Correia
de Holanda Cavalcanti, também presidente da Associação de Professores de Ensino
Religioso no Estado (APER/RS), discorreu sobre o Ensino
Religioso como Área de Conhecimento e Patrimônio cultural das diferentes tradições religiosas,
proporcionando a experiência da alteridade, a análise e a reflexão sobre o
papel das tradições. Ela ainda aborda os Eixos Organizadores do Conteúdo do
Ensino Religioso para os anos finais do Ensino
Fundamental e Ensino Médio, como as Culturas e Tradições Religiosas, Teologias, Textos Sagrados, Ritos e Ethos, metodologia e avaliação.
Ainda integram a
programação Dinâmicas, reflexões e atividades lúdicas. Mais de 130 inscritos
entre professores de Ensino Religioso e Coordenadores Pedagógicos participam da
formação que tem carga horária de 10 horas.
Ensino Religioso
Esta formação se fez necessária em cumprimento à
Constituição Federal 1988 – Artigo 210, Constituição Estadual 1989 – Artigo
209, LDB 9.394/96 Artigo 33 em cumprimento às orientações da SEDUC, para que o
professor mesmo que seja concursado em outra área e disciplina assuma o Ensino
Religioso na escola, sob o respaldo legal do parecer CP/CNE 97/99.
É tarefa da instituição de ensino esclarecer à
comunidade escolar sobre a importância do Ensino Religioso na formação básica
do cidadão (art, 22 da LDBEN), como área do conhecimento que não privilegia
crenças religiosas, nem prega adesão a uma determinada Igreja, mas estuda o
“Fenômeno Religioso”, presente nas culturas e na história da humanidade,
desenvolvendo em seus conteúdos cinco grandes eixos temáticos: Culturas e
Tradições. Religiosas, Teologias, Textos sagrados, Ritos e Ethos.