quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Coordenadoria realiza encontros para falar sobre o Programa o Novo Mais Educação


A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por meio da coordenação do Novo Mais Educação, realizou na segunda-feira, 16 e nesta terça-feira, 17, encontros com os articulares do Programa Novo Mais Educação. As reuniões aconteceram, respectivamente, no auditório da Escola Estadual Cardeal Roncalli, em Frederico Westphalen e na sede da 20ªCRE, em Palmeira das Missões.

Os encontros foram conduzidos pela assessora do Programa, Vívian Oliveira, com a participação da titular da 20ª CRE, Ana Jossade Félix Vieira e do chefe do setor Financeiro, João Garibaldi. As 37 escolas ofertantes do Programa na região estiveram representadas por seus diretores e articulares do trabalho. Na ocasião, foram abordados assuntos como a forma de repasse, recursos de custeios, aquisição de material de consumo, contratação de serviços complementares, bem como o encerramento das atividades do programa em 2017 nas escolas.

De acordo com a assessora, Vivian, o Programa é importante no desenvolvimento do ensino aprendizagem das crianças, sendo que as atividades complementares ajudam a melhorar o desempenho nas aulas e contribui para um melhor convívio na comunidade escolar, bem como na sociedade.

Ela ressalta que as atividades do Programa devem ser concluídas até o dia 15 de dezembro de 2017

Novo Mais Educação
O Programa Novo Mais Educação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), implementado nas escolas públicas de Ensino Fundamental, por adesão, e por meio de articulação institucional e cooperação com as Secretarias Estaduais, Distrital e Municipais de Educação, mediante apoio técnico e financeiro do MEC. As escolas das Redes Públicas são selecionadas com base em critérios estabelecidos pelo próprio MEC, dentre eles, é possível citar as regiões em vulnerabilidade social.

Em 2017, o Programa surgiu com nova formatação, direcionado à ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de no máximo 15 horas semanais, no turno inverso, para o desenvolvimento de atividades no acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática e no desenvolvimento de atividades no campo da Arte, Cultura, Esporte e Lazer, constituindo-se assim em uma jornada de atendimento integral parcial aos alunos de ensino fundamental das escolas públicas estaduais.


A nova formatação visa a redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.

20° CRE

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