+ Mais Informações ››››››
sexta-feira, 25 de março de 2016
quinta-feira, 24 de março de 2016
20ª CRE - Palmeira das Missões Coordenadoria realiza confraternização de Páscoa
A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões, realizou na manhã desta quarta-feira, 23, uma confraternização alusiva à Páscoa com seus professores e funcionários.
Para a coordenadora, Ana Possebon Perusso, a confraternização marca uma importante reflexão sobre a paixão, morte e ressureição de Cristo à luz da realidade em que vivemos. “Esta data religiosa nos permite olhar para trás e recomeçarmos; é uma nova chance para a gente melhorar as coisas que não achamos corretas e buscarmos uma sociedade melhor. Uma Páscoa de luz, renascimento, fé, paz e esperança de um mundo melhor com mais fraternidade”, disse ao desejar uma feliz páscoa aos presentes e seus familiares.
Durante a confraternização, foram feitas reflexões religiosas, cânticos e distribuição de cartões de páscoa aos servidores da Casa. Após serviu-se um café partilhado por todos.
Fotos em anexo
Crédito: Divulgação 20/CRENão vamos aceitar que rasguem a constituição e sapateiem na democracia, afirma deputado Edegar Pretto
O parlamentar defendeu o Estado democrático de direito, e chamou os demais deputados e deputadas para uma reflexão conjunta sobre a importância de evitar um golpe institucional no Brasil. “Não dá para ignorar a fase política que vivemos, mas nossa ainda jovem democracia necessita de maturidade. Entendemos que nenhum partido está imune neste modelo político existente no país”, avaliou.
Com a presença de representantes de movimentos sociais, centrais sindicais e convidados, Edegar citou o golpe militar de 1964 contra o governo de João Goulart. Disse que a redemocratização foi uma vitória do povo construída com muito sofrimento e perdas. Lembrou de testemunhas da ditadura no Rio Grande do Sul, como João Carlos Bona Garcia e Índio Vargas, presos e torturados, além de mandatos cassados como os do prefeito Sereno Chaise, em Porto Alegre, e dos vereadores Dilamar Machado e Glênio Peres, entre outros. “Não se iludam. Não há nada que justificasse o golpe em 64, e não há nada que justifique o pretendido golpe agora, pois as consequências são incertas e perigosas”, alertou.
Impeachment
O deputado ressaltou que os atuais acontecimentos políticos do país são na verdade uma tentativa ‘sórdida’ de não aceitar a vitória da presidenta Dilma Rousseff nas urnas. “Para quem acredita na democracia, a única forma de se chegar ao poder é pelo voto, e a próxima eleição presidencial será em 2018”, afirmou.
Em relação ao impeachment contra a presidenta Dilma, defendeu que não há nenhum fato com base jurídica que sustente o atual processo na Câmara. O deputado avalia que as chamadas pedaladas fiscais são instrumentos utilizados por qualquer gestor público, do prefeito ao presidente. “É mais uma invenção da oposição inconformada com o resultado das eleições para manter o terceiro turmo”, disse.
Ao citar na tribuna a perseguição ao ex-presidente Lula, questionou as ações ilegais do juiz Sérgio Moro, e disse que Lula é vítima da fúria fascista. O parlamentar ainda criticou a “tolerância seletiva de Moro”, que estaria, segundo ele, não só rasgando a “Constituição como também todas as regras legais, incentivado por parte da mídia e de setores conservadores”. “O ex-presidente e sua família tem tido a vida devassada e exposta de forma ilegal com objetivo de desmoralizá-lo politicamente. A tentativa na verdade é para inviabilizar Lula para 2018”, afirmou.
O deputado ainda citou a manutenção do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, que ‘mentiu sobre suas contas bancárias em paraísos fiscais’, e que ‘não explica a origem de milhões de reais nessas contas’. “Ele está lá presidindo a Casa Legislativa nacional que irá julgar o processo de impeachment contra a presidenta Dilma. Que moral tem esse cidadão”, disparou.
Criminalização dos partidos
Em relação ao PT, Edegar Pretto disse que dirigentes e militantes seguem com os mesmos compromissos que têm desde a sua fundação. “Sempre combatemos a corrupção, e não aceitamos as condutas individuais que mancharam a imagem, a história e a honra do nosso partido”, declarou. Disse ainda que não aceita a criminalização do PT, dos partidos e da política. “Repudiamos o desserviço que boa parte da grande mídia está realizando ao demonizar a política. Criminalizam os partidos como se somente nas casas políticas residisse a corrupção”, observou.
Ainda se referindo ao tema das investigações, o deputado declarou que defende as instituições e as investigações, mas que sejam isentas de ódio político. “Não vamos aceitar que rasguem a constituição e sapateiem na democracia. A corrupção tem que ser combatida, mas sem enganações ou vazamentos ilegais com intuito de causar o caos no país”, frisou.
O espaço do grande expediente foi encerrado com a convocação aos movimentos sociais para estarem novamente nas ruas de todo país no próximo dia 31 de março, em defesa da democracia. Em Porto Alegre, o ato será às 17 horas na Esquina Democrática, no centro da capital. Reforçou que a bancada do PT na Assembleia, junto com partidos aliados, diretórios e um conjunto de movimentos sociais da Frente Brasil Popular, seguem mobilizados para evitar o golpe institucional. “Estamos na trincheira contra o golpe, e não não vamos sair das ruas. Não entraremos para a história como uma geração covarde que não defendeu a nossa nação no momento necessário”, concluiu.
Apartes
Manifestaram-se, em apartes, os deputados Stela Farias (PT), Juliano Roso (PCdoB), Regina Becker Fortunati (Rede) e Ibsen Pinheiro (PMDB).
Manifestaram-se, em apartes, os deputados Stela Farias (PT), Juliano Roso (PCdoB), Regina Becker Fortunati (Rede) e Ibsen Pinheiro (PMDB).
A mesa do grande expediente foi composta pelos seguintes convidados: Amarildo Pedro Censi, representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT); Vicente Selistre, vice-presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB); Salete Carollo, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Giovani Culau Oliveira, diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE); Bagre Fagundes, folclorista e integrante do Movimento Cultural em Defesa da Democracia; e Milton Silas Simas Junior, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.
FOTO: LEANDRO MOLINA
Leandro Molina
Assessor de Comunicação
51-9628 9136
51-3210 2450
Xadrez abre fase municipal dos Jergs em Palmeira das Missões
Na abertura do evento, a titular da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ana Possebon Perusso, falou dos objetivos dos jogos e ressaltou a ação educativa do esporte. “Os JERGS promovem o desenvolvimento social e estimula o conhecimento de atitudes saudáveis como o respeito, a integração, o comprometimento e responsabilidade dos estudantes, além de reforçar o trabalho em equipe e oportunizar o surgimento de novos talentos nas nossas escolas”, disse.
O evento foi coordenado pelo Secretário de Esporte e Lazer, Pedro Julio Possamai Menezes e contou com a participação da chefia Pedagógica da 20ªCRE, Jussara Maria Koch Vieira, do representante da Secretaria Municipal de Educação, Max Taborda, equipe de arbitragem, diretores, professores e jogadores.
Conheça os resultados do Xadrez:
Infantil Feminino
1º lugar: Eduarda Mafalda Lencina – Colégio Três Mártires
2º lugar: Elen Barcelos Rosseto – Escola Cacique Neenguiru
3º lugar: Ângela da Rosa – Escola Ciep
Infantil Masculino
1º lugar: Bernardo Goularte – Escola Vila Velha
2º lugar: Davi Duarte Rocha – Colégio Três Mártires
3º lugar: Rafael de Souza Buibini – Escola Carimela Bastos
Juvenil Feminino
1º lugar: Adriane Damiani – Escola Cacique Neenguiru
2º lugar: Laura Silva – Colégio Três Mártires
3º lugar: Carolyn Dias Rodrigues – Escola Ciep
Juvenil Masculino
1º lugar: Luan Abreu – Escola Polivalente
2º lugar: Eduardo Oliveira – Colégio Três Mártires
3º lugar: Marcos Centenário – Escola Cacique Neenguiru
Fotos em anexo
Crédito: Jô do Carmo – ACS/20CREUma nova Legalidade – Democracia sim, golpe não!
Em 1961 através da liderança do ex-governador Brizola, o povo gaúcho e brasileiro se ergueu na campanha da legalidade contra o golpe das elites, garantindo a posse do presidente Jango. Foi um dos momentos mais importantes da nossa história, onde milhares de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade usaram sua consciência e organização para defender a constituição e a legalidade no nosso País. Hoje no Brasil existe uma nova tentativa de violação de garantias fundamentais estabelecidas, por meio de um Estado de exceção, através de um processo de impeachment sem qualquer fundamento jurídico. O golpe que está sendo arquitetado tem como personagens partidos e setores da direita e centro-direita, o monopólio da grande mídia, apoiados por setores da Polícia Federal, judiciário e ministério público, que escancaradamente ignoram a Constituição Federal. Defendemos a Democracia, para além de defender o resultado legítimo das eleições de 2014 e a soberania popular. Defendemos a história de cada homem e de cada mulher, a liberdade de organização e reivindicação das organizações populares e sindicais, o respeito à luta da Juventude e das Mulheres, da Reforma Agrária e das Comunidades Quilombolas. Queremos a imparcialidade da Justiça, que deve agir de acordo com a Constituição, não admitindo a sua partidarização, seu funcionamento seletivo e perseguições políticas de qualquer natureza. O combate à corrupção, deve se realizar de forma ética, republicana, universal e transparente, sem qualquer restrição de direitos ou mesmo a utilização irresponsável dos meios de comunicação.
Deputado Federal Marcon (PT/RS)
Fala Marcon contra o golpe
Convocação para 31/03/2016
+ Mais Informações ››››››
Frederico Westphalen - já conta com 122 confirmações de dengue, mais de 200 casos suspeitos e um caso de zika

São 122 confirmações de dengue, mais de 200 casos suspeitos e uma gestante diagnosticada com zika vírus autóctone em Frederico Westphalen, município que recebeu nesta tarde a visita do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, a pedido do governador José Ivo Sartori.
Na presença de profissionais da saúde e representantes do Exército e de órgãos públicos, durante reunião na prefeitura, Gabbardo colocou à disposição do prefeito, Roberto Felin Junior, toda a estrutura necessária para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus. Ele ainda lembrou que a luta é de toda a população. "No RS, em comparação a outros Estados, temos uma situação muito tranquila. Dentre nossos quase 500 municípios, menos de 200 têm mosquito e mais de 300 onde sequer há presença dele. Porém, entre os que possuem notificações de dengue, Frederico Westphalen e essa região preocupam, porque é aqui onde está a maior concentração de casos", explicou o secretário.
O prefeito anunciou a contratação de mais oito agentes de combate a endemias, que começarão a trabalhar nesta quinta-feira, 24, o aumento do número de maquinários para a limpeza e também da equipe para separação de entulhos. Ele ainda citou a lei que prevê 48h para que proprietários de terrenos e lotes sujos os limpem, a fim de mantê-los longe de possíveis criadouros do mosquito e justificou que os baixos números de inspeções domiciliares informados pelo secretário na semana passada se devem ao não-lançamento das visitas no sistema.
A partir de agora, as autoridades farão um planejamento de ações que será informado ao Exército, para que as forças armadas possam auxiliar conforme a necessidade, e formarão um comitê municipal de combate ao mosquito.
Zika vírus
Frederico Westphalen e Santa Maria foram os primeiros municípios gaúchos com casos de zika vírus contraídos dentro do Rio Grande do Sul, conforme anunciado pelo secretário na semana passada. A gestante de FW diagnosticada com o vírus está sendo acompanhada pelo setor de saúde e, de acordo com os últimos exames, o bebê de 14 semanas está bem. Se for constatada alguma alteração no sistema nervoso central da criança, a gestante será incluída no protocolo para gestação de alto risco.
Cristiane Luza/Folhaquarta-feira, 23 de março de 2016
Três Palmeiras - Realizada Feira do Peixe

Numa promoção da EMATER, STR e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, nesta quarta feira, dia 23 de março, esta sendo um grande sucesso a Feira do Peixe, junto a Praça Municipal 12 de Maio em Três Palmeiras.

Confira a seguir as fotos captadas por nosso Comunicador Alcione Gondoreck na manhã de hoje.
Fotos e Reportagem Alcione Gondoreck
Assinar:
Postagens (Atom)




















