terça-feira, 24 de maio de 2016

Governo do Estado celebra os 95 anos do Palácio Piratini nesta terça-feira

O governo do Estado comemora, nesta terça-feira (24), os 95 anos do Palácio Piratini - sede do Executivo estadual. A celebração, a partir das 17h, terá pronunciamento do governador, seguido de apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), no Salão Negrinho do Pastoreio. Após, os convidados para o evento conhecerão a exposição fotográfica "Palácio Piratini: Arquitetura e Memória".

A construção do prédio, uma das principais atrações arquitetônicas de Porto Alegre e do estado, em estilo neoclássico e materiais importados, iniciou-se em 1896, mas teve de ser interrompida em diversos momentos. Em maio de 1921, há exatos 95 anos, o prédio pôde finalmente ser ocupado, mas sem inauguração oficial, pois boa parte das obras ainda não estavam prontas.

Somente em 1945 foram reiniciadas as obras de decoração interna. E, em 1951, o italiano Aldo Locatelli foi contratado para pintar os vários murais que adornam os salões e contam a história rio-grandense. Em 1955, o governador Ildo Meneghetti concedeu, por decreto, o nome de Palácio Piratini à sede do governo gaúcho, em homenagem a primeira capital da República Rio-Grandense.
+ Mais Informações ››››››

Mistério em Erechim: Caixão infantil aparece abandonado no centro da cidade

Uma urna funerária infantil apareceu abandonada na manhã desta segunda-feira, (23) em um terreno baldio da rua Severiano de Almeida, próximo da Igreja São Pedro, no centro de Erechim. Ela teria sido deixada no local após as 9h, contam moradores das proximidades, que costumam passar pelo local todos os dias. Os moradores chamaram a polícia e inclusive as funerárias da cidade. A urna foi aberta e nada foi encontrado em seu interior.

Segundo algumas fontes, há sinais na urna de que ela possa ter sido usada para sepultamento, indícios no entanto que não puderam ser confirmados até agora. O que intriga a todos é a revelação das funerárias da cidade: nenhuma delas vende esse tipo de urna, uma das mais caras do mercado e principalmente pela cor. Mesmo os experientes empresários da área afirmam que as urnas infantis são em três cores: branca, rosa ou azul.

Uma pessoa ligada a um das empresas funerárias da cidade acredita que a urna tenha sido fabricada sob encomenda ou veio de muito longe, fora da região Sul. Não foi possível saber até o fechamento desta edição, se o caso está sob investigação da polícia. Uma moradora das proximidades afirmou que a pedido, uma funerária da cidade recolheu a urna.
Fonte: AU Online
+ Mais Informações ››››››

Ação da Brigada Militar acaba com rinhas de galo no Noroeste do RS

 A Brigada Militar de Panambi, juntamente com o POE e Patrulha Ambiental, realizou uma operação e fechou um rinhadeiro de galo na zona sul da cidade. O fato ocorreu por volta das 16h30min, quando estavam todos reunidos na prática do delito e foram pegos de surpresa, num local situado nos fundos de uma residência, na rua Laudelino Ribas Alves, no loteamento Armindo João Stahlhofer. No momento em que os policiais chegaram e cercaram o local, os participantes não demonstraram resistência. Apenas um dos detidos tentou fugir, pulando uma cerca, mas foi contido por policiais. Os dez detidos foram identificados no local e levados para o Pronto Socorro para exames de delito. Após, foi feito um termo circunstanciado e todos foram liberados. Eles terão que prestar depoimento no Fórum. Os dez galos aprendidos pela Patrulha Ambiental foram encaminhados ao veterinário para exames de lesão, o que poderá acarretar para os donos o crime de maus tratos aos animais, além de responderem também por crime ambiental. No local os militares encontraram armas brancas, adereços usados nas rinhas e mais de uma dezena de gaiolas e até uma arena de rinha de galo, num ambiente fechado e discreto, para não levantar suspeitas. Os animais depois de serem inspecionados pelo veterinário ficaram na responsabilidade de um fiel depositário aguardando a definição da justiça. A Brigada Militar informa que esses tipos de operações vão continuar e o cidadão que ver alguma situação suspeita deve informar ao 190 e sua identidade não será revelada. Fonte: Panambinews
+ Mais Informações ››››››

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Criança morre após cair de sacada, em Frederico Westphalen

Uma criança de 9 anos morreu no fim da tarde desta segunda-feira, 23 de maio, em Frederico Westphalen. Era por volta das 18 horas quando o menino caiu da sacada do quarto andar de um prédio de oito, no Centro. Ele estava em casa na companhia da irmã mais velha. Quando notou o ocorrido, a menina teria entrado em pânico. Vizinhos tiveram de arrombar a porta para retirá-la de dentro do apartamento. A Polícia Civil está no local para as investigações, aguardando a perícia, assim como policiais da Brigada Militar, que guarnecem a área. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte do menino, que era autista. Segundo informações preliminares, embora exista rede de proteção na sacada, não há sinais de violação.
Fonte: Cristiane Luza/Folha
+ Mais Informações ››››››

UFSM abre 25 vagas para cargos técnico-administrativos

A Coordenadoria de Concursos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que a partir da próxima quarta-feira até 23 de junho estarão abertas as inscrições para o concurso público para 25 vagas para cargos técnico-administrativos em educação na UFSM, regido pelo Edital n. 036/2016. Estudante aprovado por cotas na UFSM será desligado por declaração falsa, diz Justiça As provas estão previstas para acontecer no dia 28 de agosto de 2016, na cidade de Santa Maria. Os salários vão de R$ 1.739,04 a R$ 3.666,54. As vagas são para os campi de Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Santa Maria. Para Cachoeira do Sul, está previsto o seguinte cargo: – Técnico de Laboratório/Solos Para Palmeira das Missões, está previsto o seguinte cargo: – Técnico de Tecnologia da Informação
Para Santa Maria, estão previstos os seguintes cargos: – Analista de Tecnologia da Informação – Bibliotecário-Documentalista – Enfermeiro – Engenheiro/Telecomunicações – Farmacêutico – Jornalista – Médico/Psiquiatria – Químico – Revisor de Textos – Tradutor Intérprete/Inglês – Técnico de Tecnologia da Informação – Técnico em Arquivo – Técnico em Enfermagem – Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais – Auxiliar em Administração http://www.clicrbs.com.br/rs/ Foto: Bruno Maestrin / Agencia RBS
+ Mais Informações ››››››

Cardeal-amarelo é visto no Rio Grande do Sul após 15 anos


Considerada extinta na região há mais de uma década, a ave Gubernatrix cristata, conhecida como cardeal-amarelo, foi fotografada no começo de maio na região da Serra Sudeste, no Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai. É a primeira vez em 15 anos que um macho adulto da espécie é fotografado e filmado em seu ambiente natural.

A descoberta ocorreu durante expedição da Secretaria de Meio Ambiente do estado à região. Os pesquisadores capturaram o pássaro, coletaram amostras para análises genéticas e fizeram uma marcação que permite monitorá-lo.

O cardeal-amarelo é um dos pássaros mais ameaçados de extinção do Brasil. A única população conhecida e monitorada da ave vive no Parque Estadual do Espinilho e arredores, no extremo oeste do Rio Grande do Sul. A estimativa do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é que existam cerca de 50 aves da espécie em todo o território brasileiro.

De acordo com o Cemave, a captura e o comércio ilegal de cardeais-amarelos para criação em cativeiro são as principais ameaças à espécie e foram responsáveis pelo desaparecimento do pássaro nessa região nas últimas décadas. “Estas ameaças também ocorrem no restante de sua distribuição, que se estende ao território uruguaio e argentino.”

Participaram da expedição pesquisadores de instituições ligadas ao Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Passeriformes Ameaçados dos Campos Sulinos e Espinilho, entre elas o ICMBio.
+ Mais Informações ››››››

sábado, 21 de maio de 2016

Resultado Taça Cotrisal 10 anos - Jogos em Pontão‏

+ Mais Informações ››››››

Policial do Paraguai descarta relação de Banda Safira do RS com morte de jovem

Segundo subcomissário, gaiteiro deixou vítima a 50m do portão de parque. Em seguida, homem passou a segui-la; ainda não há identificação dele.
A polícia paraguaia descartou a participação da banda gaúcha Safira na morte da jovem Jessica Lovatto de Oliveira, 19 anos. O corpo da vítima foi encontrado no dia 8 de maio em um bueiro de esgoto em Santa Rita, no Paraguai, a cerca de 75 quilômetros de Foz do Iguaçu, no Paraná. "Os músicos não tem nada a ver com o assassinato da senhorita", disse o subcomissário de homicídios da polícia nacional paraguaia, Richard Vera, em entrevista ao G1.
O policial informou que a análise de imagens de câmeras mostram a jovem caminhando pelo parque e sendo acompanhada pelo gaiteiro da Safira, até 50 metros do portão do parque da Expo Santa Rita. Em seguida, ele volta para o ônibus do grupo. Pouco antes de sair, ela passa a ser seguida por um homem por volta das 4h15 - como mostra o relógio do vídeo. Três minutos depois, uma motocicleta passa a segui-la. "A 50 metros do lugar da saída, se observa que ela vai caminhando sozinha e, segundo depois, um motociclista com a mesma característica de quem tinha se aproximado dela do portão, passa rapidamente próximo de Jessica e, depois em outra imagem do portão seguinte, já não se vê passar a vítima e o motociclista," disse o subcomissário. "Sabemos absolutamente nada", lamenta Vera ao ser questionado sobre a identidade do suspeito. No entanto, ele destaca que o homem não usava capacete ou algo que cobrisse o rosto. Na sexta-feira (20), a polícia pretende divulgar um retrato-falado dele a partir de descrição de testemunhas. Os agentes também buscam outras imagens de câmeras. O empresário do grupo Safira, Nelson Maya, afirmou ao G1 nesta quinta-feira que um integrante da banda conversou com Jessica, mas ele garante que a jovem deixou a feira sozinha. "A menina falou com o gaiteiro, sim. Depois, entre 3h30 e 4h, ela foi embora e saiu do parque. O grupo Safira é inocente e as imagens de câmeras de segurança vão mostrar e provar isso. Ela saiu com vida do parque."
Reviravolta no caso ganhou repercussão nos jornais locais
A reviravolta do caso ganhou repercussão nos principais jornais paraguaios nesta quinta-feira. O diário ABC Color veiculou nesta quinta-feira que "novamente as investigações em torno do assassinato da jovem Jessica Lovatto de Oliveira tomam um rumo totalmente diferente do que se dirigia há dois dias. O caso segue nebuloso". De acordo com o jornal, novas imagens foram responsáveis por alterar a linha de investigação do caso. "No momento, os investigadores ainda não têm um panorama claro sobre o assassinato", sustenta a reportagem paraguaia. Segundo a reportagem, o novo vídeo mostra a jovem saindo da feira pelo acesso principal, acompanhada de dois homens que chegaram em uma moto. Inicialmente, foi preso um jovem paraguaio suspeito de envolvimento no crime. Ele foi solto após o MP analisar as imagens do circuito interno do parque, que mostrariam Jessica subindo no ônibus do grupo gaúcho, mas não indicariam o momento em que ela desce do veículo. Um tio de Jessica contou ao periódico que a jovem ligou para sua mãe por volta das 6h do dia 8 de maio, cerca de duas horas após ser vista com o músico da banda Safira. Ela foi encontrada sem vida por volta das 9h30 daquele dia.
Já o jornal Vanguardia informa que as autoridades da divisão de homicídios da polícia nacional paraguaia solicitaram novas imagens para prosseguir com as investigações do crime. "O primeiro resumo de vídeos a que tiveram acesso não inclui a totalidade das imagens da madrugada do dia 8 de maio", diz o texto publicado nesta quinta-feira. A jovem, que havia sido contratada para trabalhar em um stand da feira de agronegócios, foi encontrada morta na manhã do dia 8 de maio, um domingo. Segundo a investigação, ela morreu em decorrência de asfixia por estrangulamento e fratura cervical. De acordo com o MP paraguaio, a vítima também apresentava sinais de ter sido estuprada. O empresário do grupo Safira informa que a banda realizou três apresentações na Expo Santa Rita no sábado (7), domingo (8) e na segunda-feira (9), e que retornou ao Brasil na terça-feira (10). O empresário da banda também sustenta a versão de que os músicos ainda se apresentaram outras duas vezes na feira depois da morte da jovem. "Como o rapaz ia fazer uma coisa dessas e conseguir tocar mais duas vezes no mesmo lugar?", questiona Nelson Maya.
Fonte: G1
+ Mais Informações ››››››

sexta-feira, 20 de maio de 2016

DetranRS leva projeto de incentivo ao uso da bicicleta a Santa Maria

O DetranRS leva, nesta sexta-feira (20), a Santa Maria, mais uma edição do projeto que promove o uso da bicicleta no Rio Grande do Sul. A palestra Bicicleta na cidade: uma realidade ao nosso alcance é aberta ao público e será no Auditório Pércio Reis, do Centro de Tecnologia da Universidade (Avenida Roraima, 1000, Cidade Universitária) das 13h30min às 17h. O evento faz parte do programa de educação para o trânsito, gerenciado pelo Grupo de Estudos em Mobilidade (Gemob) da universidade. O palestrante será o técnico do DetranRS e ciclista Silvério Kist. Entre os tópicos abordados estarão as vantagens econômicas do incentivo à circulação de bicicletas, questões de infraestrutura, as diferenças entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e a legislação relacionada à bicicleta. O encontro também prepara quem quer começar a usar a bicicleta como meio de transporte. Tratará dos equipamentos obrigatórios, passando pelas regras de circulação, vias onde o ciclista não pode circular, até as infrações previstas para motoristas que desrespeitam o direito do ciclista de andar na rua e para o próprio ciclista. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site da Universidade. Acompanhe também o evento no Facebook. Para os estudantes da UFSM, a atividade vale como atividade complementar de graduação. Municípios e instituições interessados em participar do projeto do DetranRS devem entrar em contato pelo e-mail ept@detran.rs.gov.br. Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/Ascom DetranRS Edição: Léa Aragón/Secom
+ Mais Informações ››››››

Na Expoleite, Sartori destaca a importância da cadeia leiteira para as economias dos municípios

O governador José Ivo Sartori participou nesta quinta-feira (19), no Parque Assis Brasil, em Esteio, da abertura da 39ª Expoleite e 12ª Fenasul, que ocorre até domingo. Considerada a maior feira de outono, a mostra da pecuária leiteira terá neste ano 1.131 animais - entre bovinos, equinos e aves. O evento é uma promoção da Associação do Gado Holandês do RS (Gadolando) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). "Celebrar mais esta edição da Expoleite Fenasul é reconhecer o trabalho de homens e mulheres que fazem da pecuária leiteira uma fonte de trabalho e renda. Sua contribuição é especialmente importante nesta época de profunda crise financeira", disse o governador. Sartori destacou ainda a grande abrangência da cadeia do leite - presente em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul -, contribuindo para as economias locais e o elevado número de empregos que acaba gerando. "Oferece uma importante contribuição social: ajuda a estabelecer as famílias no campo e garante uma renda fixa", completou. A cerimônia foi marcada pelo banho de leite, comemoração tradicional em torno dos vencedores do concurso leiteiro da raça Holandês. A vaca adulta campeã (box 119) é do criador Lidinor Giliotto, da Cabanha Giliotto, de Serafina Corrêa, que produziu 65,93 kg de leite. A vaca jovem campeã (box 98), da Cabanha Rotilli Rodrigues, de Santo Augusto, obteve em cinco ordenhas 60,45 kg de leite. O presidente da Gadolando, Marcos Tang, destacou a importância do evento e disse que além de mostrar a produtividade e a genética serve para aproximar a cidade do campo. Produção de leite no RS Atualmente, o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, superado apenas por Minas Gerais. O rebanho de vacas leiteiras supera 1,4 milhão de animais - 58,45% da raça Holandês e 16,3% de Jersey, conforme levantamento do Instituto Gaúcho do Leite e da Emater, divulgado em 2015. No ano passado, a produção chegou a 4,6 bilhões de litros. Deste total, 91,1% são coletados pelos laticínios do estado. Existem no RS 198 mil produtores - desses, 84 mil entregam a matéria-prima para as indústrias. A feira A proposta da Expoleite é de ser uma grande e qualificada vitrine da pecuária leiteira. Na programação das raças Holandês e Jersey estão concurso leiteiro, julgamento morfológico e leilões. Neste ano, ocorrerá um concurso de sólidos, que apontará as amostras com maior quantidade de gordura e proteína. A ideia é mostrar a qualidade do leite gaúcho. A Farsul voltará a realizar a 14ª Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas e a 5ª Feira de Ventres Selecionados, com 700 animais em pista. O leilão será no dia 21. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) fará uma Classificatória ao Freio de Ouro 2016 e promoverá a Exposição de Outono, no mesmo período, no parque de Esteio. A raça Árabe marca presença na Fenasul com o Campeonato Domados do Pampa e uma etapa da Prova S10 Carro&Cavalo, entre outras atividades. Estiveram presentes o vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, o subsecretário do Parque Assis Brasil, Sérgio Bandoca Foscarini, o secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, o deputado federal Jerônimo Goergen, e representantes do setor. 39ª Expoleite e 12ª Fenasul Quando: 19 a 22 de maio Onde: Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio Horário: 8h às 20h Entrada franca
+ Mais Informações ››››››

Marcon repudia fim do MDA que prejudicará pequenos agricultores

O deputado Marcon (PT/RS) repudiou em pronunciamento no plenário a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pelo governo ilegítimo de Michel Temer. “O MDA foi criado para discutir política voltada à agricultura familiar e este governo golpista não tem compromisso com os pequenos”, disse. Marcon lamentou a medida que, de acordo com ele, é um retrocesso e vai prejudicar milhões de famílias. “Ao extinguir o MDA, o golpe atinge quatro milhões de famílias e todo um conjunto de políticas e programas de incentivo para consolidação dos agricultores familiares. É uma medida que aponta para o fim do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fim do Pronaf, fim da recém-criada Anater, fim do apoio ao cooperativismo, fim do incentivo à permanência da juventude no campo”, disse. Enfim, acrescentou o parlamentar petista, “o golpe mata também a perspectiva de reforma agrária no país. Um ato lamentável para uma política que já estava constituída e consolidada na vida brasileira e dos pequenos e médios produtores rurais”, afirmou Marcon. Atenciosamente, Marci Hences Jornalista DRT 17021 Assessora de Imprensa Deputado Federal Marcon (PT/RS)
+ Mais Informações ››››››

Vem aí processo seletivo vestibular - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Passo Fundo

+ Mais Informações ››››››

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Homem morre no Hospital Regional de São Miguel do Oeste/SC com suspeita de H1N1

O paciente é da cidade de Princesa.
André Ramiro Klein, de 49 anos, morreu na noite desta terça-feira (17), no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso em São Miguel do Oeste com suspeita de H1N1.

Klein foi levado ao HRE por volta da 00h30 com fortes dores no peito e falta de ar. O paciente passou por avaliação, foi internado e em seguida transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde permaneceu até às 20h e morreu.

Em contato com a assessoria do hospital, o caso não é oficial. Coletas para exames foram feitas para confirmar a causa da morte.
De acordo com a assessora Marcieli Berti, o resultado dos exames devem sair na próxima segunda-feira (23).

Confira na íntegra o comunicado enviado pela Gerência de Saúde:
A Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste informa que a morte do motorista André Ramiro Klein, de 51 anos, com suspeita de gripe H1N1, está sendo investigada.

Ele faleceu na terça-feira, 17, às 19h, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste com síndrome respiratória. O motorista foi atendido na segunda-feira, 16, em Princesa e no mesmo dia internou no hospital de São José do Cedro sendo encaminhado em seguida para a UTI do Hospital Regional.

Conforme a enfermeira responsável pela equipe de Epidemiologia, Dila Cavalheiro, Klein foi medicado com Tamiflu assim que levantada a suspeita de H1N1. A amostra para o exame já foi encaminhada para o Laboratório Central e os resultados devem ser recebidos na próxima semana.
Fonte: Portal Aconteceu
+ Mais Informações ››››››